O que é fonema e quais são suas classificações?

Saiba qual a diferença entre letras e fonemas, quais são as classificações dos fonemas e alguns exemplos práticos para facilitar seu aprendizado.
Fonologia, fonema e letra: Qual a diferença?

Fonologia

Fonologia é o estudo dos fonemas de uma língua.

Letra e fonema

Letra e fonema possuem definições distintas. Enquanto uma letra é definida como a representação gráfica de uma língua, um fonema, no entanto, é a unidade sonora mínima que possui o objetivo de representar os sons que ouvimos.

Em uma palavra, nem sempre há o mesmo número de letras e fonemas, pois algumas letras não representam fonemas e alguns fonemas podem ser representados por mais de uma letra.

Confira algumas palavras que exemplificam quanto à definição de letras e fonemas. Perceba que nem sempre ocorre equivalência entre o número de letras e fonemas.


Letras Fonemas
Caneta C - a - n - e - t - a
Chave X - a - v - e
Fixo F - i - k - s - o
Táxi T - a - k - s - i
Hora O - r - a

Na palavra caneta pronunciamos todos os sons representados pelas seis letras, sendo assim temos a mesma quantidade de letras e fonemas.

Na palavra chave, pronunciamos apenas 4 sons visto que o dígrafo ch representa um único fonema. Nesse caso, temos 5 letras e 4 fonemas.

Nas palavras fixo e táxi pronunciamos 5 sons, pois a letra x representa dois fonemas. Dessa maneira, temos 4 letras e 5 fonemas em ambas palavras.

Já em hora, a letra h não representa fonema algum.



Classificação dos fonemas

Os fonemas podem ser classificados em vogais, consoantes e semivogais.


Vogais

Vogais são os fonemas que, ao reproduzidos, passam de forma livre pela boca. Dessa maneira, temos as seguintes vogais: a, e, i, o, u. Esses fonemas funcionam como a base das sílabas.


Semivogais

Semivogais são os fonemas representados pelas letras i e u quando pronunciados junto de outra vogal para formar uma sílaba.

Exemplo Semivogal Vogal
Tá - bua u a
Lou - sa u o

Consoantes

Consoantes são os fonemas que, ao reproduzidos, encontram obstáculos para passar pela boca. Dessa forma, os fonemas consonantais são representados pelas seguintes letras: B, C, D, F, G, J, K, L, M, N, P, Q, R, S, T, V, W, X, Z e pelos dígrafos consonantais.

Exemplos
Carreta
Telha

Página anterior Próxima página

PUBLICIDADE